SEJAM BEM-VINDOS

quinta-feira, 2 de março de 2017

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM

O interesse pela leitura na formação da criança é despertado pelo contato, com livros, histórias, poemas, devendo ser estimulada com apresentação de materiais criativos, pois a educação precisa ultrapassar a percepção do que é visível, levar o indivíduo a pensar a crescer. Quanto maior o convívio que proporcione a curiosidade através de figuras, desenhos, brinquedos, cantigas, dramatizações e contação de história, rico e sólido se torna o aprendizado consequentemente maior será o mundo e o controle das ações.

Na medida em que a criança vai aprendendo a linguagem escrita ela vai desenvolvendo a leitura. “Ler é o processo de construir um significado a partir do texto. Isso se torna possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor” (NASPOLINI, 1996, p.25). Assim, a história exerce um poder mágico no desenvolvimento infantil por ser recreativa, educativa, afetiva e física. Estimula também a socialização, desenvolve a atenção e a disciplina.

Atividade com o 1º ano da professora Janete Bossacro
  • HISTÓRIA MARIA VAI COM AS OUTRAS (SYLVIA ORTHOF)
  • ADAPTAÇÃO DE JANETE BOSSACRO

A OVELHA SOBE E DESCE
AS MONTANHAS DE CAPINZAL
QUANDO ENCONTRA UMA ESCOLA
VAI ENTRANDO PARA ESTUDAR.

MARIA VAI COM AS OUTRAS
QUASE ESQUECE DE PENSAR
QUANDO LEMBRA DA CABEÇA
APRENDE A CAMINHAR.

VIM DE TRAZ DAQUELE MORRO
DAS BANDAS DO ZORTÉA
QUANDO VI A PIAZADA
FUI AZARADA
ESCORREGUEI NO CORREDOR
FUI PARAR NO DOUTOR

ENCONTREI MARIA OVELHA
CONVERSANDO COM A ABELHA
FOI DO MÉ AO ZUM ZUMZUM
EU OLHANDO O TRELÊ LÊ
FIQUEI SEM ENTENDE

TEM ALGUÉM AQUI DA SALA
QUE CONHECE O ABELHES
POR FAVOR, VEM ME CONTAR.
O QUE ERA O CONVERSE?






Nenhum comentário:

Postar um comentário