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sexta-feira, 10 de março de 2017


BRINCANDO COM AS LETRAS

O processo de aprendizado da leitura não resulta em um fato mecânico simplesmente de associar fonemas e grafemas. É um conjunto de fatores biológicos que associados a esse reconhecimento processam informações e elaboram a construção da leitura. Isso faz com que o leitor ao aprender envolva algumas competências como afetiva, cognitiva, aspectos emocionais de motivação, envolvimento com suas relações sociais, complementadas com aspectos do sistema nervoso e biológicos. Todo esse envolvimento comportamental resulta nas mudanças cognitivas, ou seja, a aprendizagem, pois o ser humano é um ser global. Complementa. (GÓMEZ, TERÁN, p.154, 2011):
Aprender a ler não significa somente associar letra com som e palavra com significado, mas sim implica aprender uma forma de decodificação diferente da que é utilizada na linguagem oral. Nessa forma de decodificação é preciso: receber, reconhecer, elaborar e interpretar símbolos.
 
            Haja vista que o cotidiano da criança é pautado com inúmeras atividades de movimento e criatividade, qualquer objeto se transforma em brincadeira, embora brincar e criar sejam inatos do ser humano, provocar a imaginação é função da escola para a construção de futuros saberes científico, além de ser lúdico aos olhos dos alunos é a iniciação do mundo letrado na vida escolar. Conforme Paulo Freire: “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ao a sua construção” (2001, p. 52).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GÓMEZ, Ana Maria Salgado. TERÁN, Nora Espinosa. Dificuldades de Aprendizagem. Detecção e estratégias de ajuda. CULTURAL, S.A. 2011.





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