SEJAM BEM-VINDOS

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PRÉ-ESCOLA desenvolve projeto “CASAS CONTAM HISTÓRIAS” e inicia atividades da ESCOLA DE PAIS:

Durante o mês de agosto e neste de setembro as professoras da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing estão desenvolvendo com as crianças da Pré-escola o projeto: “CASAS CONTAM HISTÓRIAS”. Este projeto ressalta que todos têm uma história e essa história começa na família. A família torna-se o primeiro grupo social em que a criança participa. Elas são diferentes porque as pessoas são diferentes e devem ser respeitadas e valorizadas, pois a criança passa grande parte do seu tempo com a família, sendo este o espaço em que se sente mais segura.

É fundamental uma boa relação entre família e escola. É necessário que a escola resgate e valorize a história da família de cada criança, as memórias de família, pois essas memórias são importantes fontes de informação e devem ser “conhecidas e resgatadas”, tornando-se folclore vivo, ao qual a criança tem acesso e oportunidade de fazer-se parte.

E, pensando assim, ao desenvolver este projeto abordou-se diversas atividades envolvendo a composição da família de cada criança, a moradia, o lazer, as histórias, músicas e brincadeiras que os avós contaram em uma visita à Escola, entre outras atividades, o que tornou-se um momento gostoso e significativo para as crianças.

Também, fazendo parte das atividades, a psicóloga Liliana e a psicopedagoga Inês iniciaram com os pais da pré-escola as atividades da “Escola de Pais”. Este projeto pretende orientar os pais em relação às dificuldades enfrentadas no ambiente familiar e escolar, proporcionando através de encontros mensais, um espaço destinado à pais e educadores a partilharem medos, angústias, troca de idéias e saberes, para encontrar apoio na resolução de problemas, ganhar mais auto-confiança na relação com os filhos e alunos.

Acreditamos que é importante fortalecer este vínculo entre educação, cultura e família , pois é a história da criança e a escola necessita fazer uso dela para partir do real e chegar ao desconhecido, ao imaginário, ao novo, ao conhecimento o que é necessário para que a criança vá, aos poucos, construindo sua personalidade, sentindo-se segura e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário