INTRODUÇÃO:
EDUCAÇÃO FÍSICA/XADREZ
Na Escola Municipal Dr. Vilson Pedro
Kleinubing, as aulas de Educação Física para as turmas de séries iniciais (1°
anos), os alunos começaram o trabalho da iniciação da modalidade xadrez, onde o
professor trabalhou com os alunos o gosto pela prática da mesma, tendo seus
objetivos e benefícios dentro da sala de aula, fora dela, entre outros, por
exemplo, o xadrez desenvolve a coordenação
motora fina em indivíduos que têm alguma deficiência, ajuda a desenvolver e
afinar a capacidade motora do paciente, enquanto que o esforço mental feito
durante o jogo pode melhorar a capacidade de comunicação e cognitiva. Jogar
xadrez também pode estimular a concentração profunda e calma, ajudando a
centrar e relaxar pacientes que estejam experimentando diversos graus de
ansiedade. Concluiu-se também que jogar xadrez ocasiona um aumento na
performance de leitura.
A proposta
pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa
preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem
o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma
atividade lúdica. O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico
visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes;
História; Geografia, além da Ética, etc. O ensino e aprendizagem do Xadrez
no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer e dá a possibilidade de
valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo alcançar, dentre
outros, os seguintes objetivos:
Ø
Raciocínio
lógico;
Ø
Compreender
e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos;
Ø
Ampliar
os interesses pelas atividades individuais;
Ø
Melhorar
o desempenho nos estudos, em particular, a matemática;
Ø
Contribuir
para a educação voltada à interação social na busca pela formação integral do
cidadão;
Ø
Visa o
comportamento, auxiliando na disciplina do aluno, acalmando-o;
Ø
Despertar
o espírito reflexivo e crítico;
Ø
Ampliar a
capacidade para tomada de decisões;
Ø
Estimular
o desenvolvimento das operações do intelecto;
Ø
Formular
hipóteses e prever resultados;
Ø
Elaborar
estratégias de enfrentamento das questões;
Ø
Interpretar
e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.
Acreditamos que está modalidade contribui
no processo de desenvolvimento da criança. Assim desenvolvendo vários dimensões,
afetiva, social, cognitiva, a mente das crianças, assim visando novas
conquistas na formação de vida dos alunos.
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