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segunda-feira, 30 de outubro de 2017


INTRODUÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA/XADREZ  

       Na Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, as aulas de Educação Física para as turmas de séries iniciais (1° anos), os alunos começaram o trabalho da iniciação da modalidade xadrez, onde o professor trabalhou com os alunos o gosto pela prática da mesma, tendo seus objetivos e benefícios dentro da sala de aula, fora dela, entre outros, por exemplo, o xadrez desenvolve a coordenação motora fina em indivíduos que têm alguma deficiência, ajuda a desenvolver e afinar a capacidade motora do paciente, enquanto que o esforço mental feito durante o jogo pode melhorar a capacidade de comunicação e cognitiva. Jogar xadrez também pode estimular a concentração profunda e calma, ajudando a centrar e relaxar pacientes que estejam experimentando diversos graus de ansiedade.  Concluiu-se também que jogar xadrez ocasiona um aumento na performance de leitura.
       A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica. O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc. O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos:
Ø  Raciocínio lógico;
Ø  Compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos;
Ø  Ampliar os interesses pelas atividades individuais;
Ø  Melhorar o desempenho nos estudos, em particular, a matemática;
Ø  Contribuir para a educação voltada à interação social na busca pela formação integral do cidadão;
Ø  Visa o comportamento, auxiliando na disciplina do aluno, acalmando-o;
Ø  Despertar o espírito reflexivo e crítico;
Ø  Ampliar a capacidade para tomada de decisões;
Ø  Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto;
Ø  Formular hipóteses e prever resultados;
Ø  Elaborar estratégias de enfrentamento das questões;
Ø  Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.
             Acreditamos que está modalidade contribui no processo de desenvolvimento da criança. Assim desenvolvendo vários dimensões, afetiva, social, cognitiva, a mente das crianças, assim visando novas conquistas na formação de vida dos alunos.







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