SEJAM BEM-VINDOS

sexta-feira, 14 de julho de 2017

POESIA NA ESCOLA

A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela escrita, pois a rima, o ritmo e a sonoridade, permitem à criança, desde pequena, a descoberta das potencialidades da linguagem escrita. Brincar com os sons e com as palavras é descobrir novos mundos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, sendo ferramentas essenciais em preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, nossa escola, durante as aulas de leitura com a professora Evani e de Língua Portuguesa com a professora Lucilene, tem motivado os alunos na escrita poética. Entre estes alunos, elenca-se a participação de Kamily Machado, seguindo abaixo algumas de suas poesias.

POESIA: VÓ
Ela esquentava minhas mãos
Ela fazia minhas vontades
Ela brincava comigo
Ela me fazia chá
Ela corria atrás de mim
Ela me protegia
Ela cantava pra mim
Ela me ensinou a cozinha
Ela me elogiava sempre
Ela me ensinou a ter respeito
Ela me ensinou que ter amigos é o que interessa
Ela me ensinou a rezar
Ela vai fazer falta
Porque ela não me ensinou viver sem ela.


POESIA:  OFF-LINE
As refeições em família
As risadas com as amigas
Os jogos de baralho e tabuleiro
Discussão familiar
Olhar olho no olho
Falar na cara
Ver a pessoa pessoalmente
Namorar pessoalmente
Conversar cara a cara
Será que todos se esqueceram disso
E preferem viver a vida online
Viva mais off-line.


POESIA: HOMOFOBIA
Ser gay
Ser lésbica
Ser trans
Ser hétero
Não é uma escolha
Você não escolhe quem vai ser
Nem quem vai amar
Isso é coisa do coração
Não da cabeça
Não é doença
Não é frescura
Não é uma fase
É quem realmente nós somos
Você não precisa aceitar
Precisa apenas respeitar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário