CONTAÇÃO DE
HISTÓRIA E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM
O interesse pela
leitura na formação da criança é despertado pelo contato, com livros,
histórias, poemas, devendo ser estimulada com apresentação de materiais
criativos, pois a educação precisa ultrapassar a percepção do que é visível,
levar o indivíduo a pensar a crescer. Quanto maior o convívio que proporcione a
curiosidade através de figuras, desenhos, brinquedos, cantigas, dramatizações e
contação de história, rico e sólido se torna o aprendizado consequentemente
maior será o mundo e o controle das ações.
Na medida em que a
criança vai aprendendo a linguagem escrita ela vai desenvolvendo a leitura.
“Ler é o processo de construir um significado a partir do texto. Isso se torna
possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor”
(NASPOLINI, 1996, p.25). Assim, a história exerce um poder mágico no
desenvolvimento infantil por ser recreativa, educativa, afetiva e física.
Estimula também a socialização, desenvolve a atenção e a disciplina.
Atividade com o 1º ano da professora Janete Bossacro
- HISTÓRIA MARIA VAI COM AS OUTRAS (SYLVIA ORTHOF)
- ADAPTAÇÃO DE JANETE BOSSACRO
A OVELHA SOBE E DESCE
AS MONTANHAS DE CAPINZAL
QUANDO ENCONTRA UMA ESCOLA
VAI ENTRANDO PARA ESTUDAR.
MARIA VAI COM AS OUTRAS
QUASE ESQUECE DE PENSAR
QUANDO LEMBRA DA CABEÇA
APRENDE A CAMINHAR.
VIM DE TRAZ DAQUELE MORRO
DAS BANDAS DO ZORTÉA
QUANDO VI A PIAZADA
FUI AZARADA
ESCORREGUEI NO CORREDOR
FUI PARAR NO DOUTOR
ENCONTREI MARIA OVELHA
CONVERSANDO COM A ABELHA
FOI DO MÉ AO ZUM ZUMZUM
EU OLHANDO O TRELÊ LÊ
FIQUEI SEM ENTENDE
TEM ALGUÉM AQUI DA SALA
QUE CONHECE O ABELHES
POR FAVOR, VEM ME CONTAR.
O QUE ERA O CONVERSE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário