A EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOSSA ESCOLA
Encontro
com as professoras do Pré-escolar, onde a coordenadora Cleciane repassou
informações pertinentes ao trabalho com a Educação Infantil na escola. Todos
estão muito empolgados e auxiliando as crianças em seu processo de adaptação na
escola.
ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“Nesta
vida, pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre, nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.”
(Paulo Leminski)
estar sempre alegre, nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.”
(Paulo Leminski)
Quando a criança sai do seio
familiar e entra na instituição
escolar, esta encontra outro ambiente e
outras pessoas, as quais precisa confiar, reconhecer outros espaços e se
reconhecer enquanto parte de um grupo, constitui o que chamamos de período de adaptação.
Neste período a relação composta pela família–escola–criança
é muito fundamental. É preciso que os pais estejam seguros em deixar seus
filhos na escola, que as crianças possam sentir essa segurança vinda de seus
pais e do professor que irá recebê-los, assim como, que a escola seja um
ambiente acolhedor e encantador. A adaptação precisa ser lenta e gradual,
respeitando o tempo de cada criança, de cada família, de cada professor, de
cada pai, de cada mãe. Assim, esse processo acontece em um tempo indeterminado,
com avanços e retrocessos. (Lays Pereira).
Por estas razões, entendemos que a
adaptação das crianças pequenas em nossa escola foi muito lúdica e prazerosa,
dialogando com os pais, participando de atividades significativas e aumentando
gradativamente o tempo de permanência da criança. Pode-se dizer que, a Educação
Infantil de nossa escola está bastante envolvida e motivada nesta fase de
adaptação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário