OFICINA MINHA
CASA, MINHA HISTÓRIA.
Construir com materiais
recicláveis situações ou objetos da convivência proporciona criatividade, riqueza
de detalhes associadas na construção do conhecimento, o prazer de confeccionar
suas casas, decorar a sua figura humana, o seu próprio nome, e principalmente
contar um pouquinho da sua história através de fotos e relatórios, como convive
e cuida desse espaço, sua família, seus animais, as plantas. Dessa forma
aplica-se a teoria de que a criança constrói seu conhecimento interagindo com o
objeto. O Ministério da Educação
salienta que: “Educar para
que as crianças e os adolescentes possam cada vez mais compreender o mundo em
que vivem por meio do trabalho pedagógico com os conhecimentos que têm e com
aqueles conhecimentos de que vão, aos poucos, se apropriando pelo sentido vivo
que possuem e pelos interesses e desejos que geram.”
(MEC, 2007, p. 86)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO /SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
BÁSICA. Ensino fundamental de nove anos;
orientações para a inclusão da
criança de seis anos de idade. 2a edição. Brasília. 2007.
·
As atividades
foram desenvolvidas na sala envolvendo leitura, escrita, desenho, recorte,
colagem, teatro (apresentação do dia da água), versos e rimas, trabalho do
corpo humano e suas partes, oficina de
caixas e fotografias dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário