LEITURA: "LEITE DO INTELECTO"
Por Evani Marichen Riffel
Caro(a) leitor (a), estigmatiza-se nesta reflexão a profundidade do significado do verbete, termo, palavra, vocábulo leitura.
-Quem é leitor?
- O que ler?
-Quando ler?
-Como gostar de ler?
-Ler quem?
Ler...ler...ler... Para quê?
“O conhecimento preexiste no espírito do homem e a aprendizagem consiste no despertar esses conhecimentos inatos e adormecidos.” Ler, segundo o Aurélio, é percorrer com a vista o que está escrito, conhecendo
e interpretando as palavras; decifrar e interpretar o sentido; ler a tristeza
de seu semblante; fazer uma leitura do ambiente, do mundo, da imagem, do
comportamento, da postura; acessar dados, (tecnologias); ler histórias para a
criança; ler reconhecendo as palavras: “Pareceu-me ler naquela palavra um
convite a amá-la de vez” (Machado de Assis).
A mais eficaz forma de obter conhecimento
é cercar-se de bons livros, se sou o que leio, se sou o que acesso, se sou as
músicas que ouço, o ambiente que frequento, se sou o contexto onde me
relaciono, onde vivo, se sou o que faço de mim literalmente falando, então, “a
ocasião faz o ladrão". -Faça boas leituras, acumule, compre, empreste, peça de
presente, livros...livros... E mais livros, esqueça em lugares estratégicos os
bons livros que já leu, compartilhe o conhecimento, o deleite, o prazer, o
saber...
Um
dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para
os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim motivar estrategicamente
a terem o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se
informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e
a interpretação. Com o avanço das tecnologias, a invasão de imagens, a tendência
é muito digital, mas é uma leitura do aqui e agora, poderá ser influência
positiva enriquecida, busco, pesquiso, compro bons livros através da internet,
por que não ler um livro digitalizado?
Opções
inúmeras é que temos para ler... Ler...
Ler...boas leituras como alimento do intelecto, assim como o é, o alimento para
o corpo, o ar para o sistema respiratório, o sangue para o sistema
circulatório, a normal excreção para o sistema excretor, para o sensitivo,
sensorial, psíquico é a boa leitura do todo, do mundo e de mundo.
A
leitura como o leite do intelecto, ajuda ainda a formular e organizar uma linha
de pensamento, é uma aliada na abertura de “janelas cerebrais” para as mais
variadas leituras de um mesmo texto em sua função social de comunicação, dentro
de enorme diversidade de gêneros textuais. Na leitura, como leitor formado ou
em formação, posso ler outras faces do mesmo texto ou livro. Na prática da vida
diária o bom leitor é o mais criativo, participativo em situações orais de
debate, de questionamentos, soluciona problemas do cotidiano de forma brilhante
ou em formação à tal desempenho.
O bom
leitor sabe que, “quanto mais sei, sei que nada sei”, porquanto ler...ler...ler
é estratégico para a leitura mais elevada do espaço, do mundo em que vivemos,
na partilha e sustentabilidade do planeta. O leitor assíduo formado ou em formação é cidadão
do mundo, do mundo passado, deste mundo atual e do mundo ficcional que poderá
estar por vir, por exemplo: um planeta superpovoado com escassez de água, de ar
puro, de solo produtivo, escassez de saúde, de assistência, surgimento de uma
comunidade virtual, individualista, valorando outros modos de vida, como
sobreviver a um caos social, econômico, político, como ainda a vida sustentável
num caos eminente?
...Soluções plausíveis, passíveis, possíveis,
impossíveis, próximas, longínquas, temporais, radicais, coletivas, dos
governantes apenas? ...Ora...ora que seja dos cidadãos do mundo que
alimentam o intelecto!
Criar o hábito
É comum algumas pessoas dizerem que ... não têm paciência para ler um livro, no entanto, é tudo uma questão
de hábito, de transformar a leitura em prazer. Poesias, romances, epopeias, vale tudo quando a intenção é viajar pelas
páginas de uma obra literária. Jornais, revistas e periódicos também são ótimos
aliados de leitores assíduos. O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o
indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo,
prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta
atenta e a linguagem das crianças. Falar de leitura é muito subjetivo, pois ela está
inteiramente ligada a gostos pessoais. Por isso, sugerir textos ou obras pode
ser uma tarefa muito arriscada.
No entanto, diante da literatura Brasileira, algumas obras e autores não podem passar despercebidos, haja vista a
sua importância para nossa cultura. Dicas de leitura, Literatura Clássica, permeando as séries finais do Ensino
Fundamental: - Contos, de Machado de Assis; - Capitães da Areia - Jorge Amado; - Vidas Secas - Graciliano Ramos; - Dom Casmurro - Machado de Assis; - A Hora da Estrela - Clarice Lispector; - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis; - Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida; - Dois Irmãos - Milton Hatoum; - Iracema - José de Alencar; - O Guarani - José de Alencar.
Caro(a) leitor(a), outras dicas literárias são sempre expostas na Biblioteca da escola, contando com a sequência da publicação de textos de uma
escritora iniciante e apaixonada pela leitura e pela escrita. Sabe, aquela
atividades que te faz esquecer da vida? É o que sinto e experimento quando estou “a ler e a escrever, dois
binômios que coexistem.” “A leitura é
o leite do intelecto”, alimente-o regularmente,
diariamente, estimado(a) leitor(a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário