No dia 24 de setembro, foi um dia de recreação em meio à natureza para um grupo de alunos da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing. O local visitado é rico em belezas naturais e está localizado, na propriedade do senhor Severino Vidi na comunidade de Ricardópolis, interior de Capinzal, onde estão as famosas Cavernas do Avaí.
O lugar realmente é muito bonito e rico em histórias e mitos. Para chegar até as cavidades, uma curta trilha se faz necessário. Embora curta, ela é íngreme e exige preparo físico. São três cavernas formadas por rochas vulcânicas em derrames basálticos de textura afanítica, amigdaloidal no topo dos derrames, com coloração cinza escura a negra. As cavernas visitadas possuem um salão principal de entrada, sendo este o de maior dimensão, e outros condutos em irradiação a partir do salão principal. O piso das cavidades apresenta grande quantidade de cascalho abatido do teto, nos tamanhos seixo, bloco e matacão, e sedimentos arenosos e finos. As medidas de desenvolvimento linear variam de 22,01m, na menor cavidade, a 132,49m na maior.
Atendendo uma solicitação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, em julho deste ano, quatro integrantes da Espeleo Grupo Teju Jagua - EGTJ de Florianópolis, estiveram em Capinzal fazendo um estudo técnico das cavernas. O grupo era formado pelo Jornalista Anderson Porto. O Eng.° Agrônomo Gabriel Vieira Ferrari, o Economista Hélio Carvalho Filho e a Geógrafa Marinês da Silva. O estudo concluiu que o município de Capinzal possui potencial espeleológico digno de aproveitamento turístico e educacional por conta da peculiaridade de suas cavidades naturais subterrâneas. Se tratam de cavernas em basalto, rocha de difícil dissolução, e por isso, importantes representantes de cavernas em rocha magmática. As cavernas deverão ser catalagodas.
O passeio foi resultado da premiação de um concurso de fotografia promovido pela escola que também mantém o Clubinho do Meio Ambiente, coordenado pela professora Haiala Masson. As educadoras estiveram acompanhando os alunos com a participação da diretora de meio ambiente Karla Brugger além da coordenadora pedagógica dos anos finais da escola, Taise Campioni Rostirola e duas mães de alunos que ainda integram a APP (Associação de Pais e Alunos) da escola.
A visita às cavernas foi acompanhada por um guia que conhece bem o local, o Dr. Renan Hermes que é médico veterinário e desde os tempos de escoteiros visita o local. A segurança das crianças foi garantida pelo soldado Bersagui do Corpo de Bombeiros de Capinzal, que esteve orientando o grupo com relação a cuidados para evitar acidentes.
Pela manhã foram visitadas duas cavernas menores conhecidas como Caverna Avaí Mirim e Caverna Trem do Vale. A terceira e a maior caverna, chamada de Caverna do Avaí, que fica do outro lado do vale, foi visitada à tarde, depois de um almoço/lanche saboreado na sombra de uma árvore ao lado de um córrego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário