O trabalho
com os brinquedos e brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais e avós,
valoriza a cultura e o processo de construção e reconstrução de brinquedos e brincadeiras.
Assim, as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras de
vivências da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos sociais. A
essência da criança é o movimento, sendo que o movimento está presente nas
brincadeiras. Além disso, enquanto brinca, a criança aprende e reelabora seu
universo.
Brincando com a saudade
Anos atrás, as
crianças
Criavam as
brincadeiras.
Eu trago, em
minhas lembranças,
Algumas mais
costumeiras.
A tampinha da
garrafa
Era o jogo de
botão.
Figurinha em
bafa-bafa
E sempre de pé no
chão.
Cantava escravo de
Jó,
Sem largar minha
boneca.
Da galinha carijó,
As penas viram
peteca.
Salva, carrinho de
lata,
Aviãozinho de
papel,
Como era quente a
batata...
Melhor é passar
anel!
Cinco Marias,
trazia,
Guardadas em
embornal
E também quando
chovia
O barco era de
jornal.
Chega a noite, ao
me deitar
E estando muito
cansada,
Estória vou
escutar,
Contada por uma fada.
Contada por uma fada.
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