A
paisagem, em uma definição mais ampla, pode ser entendida como a composição de
elementos da natureza no espaço, dentre os quais a fauna, a flora, o homem,
suas ações e suas transformações no espaço geográfico.
Estudar
e compreender o lugar, em Geografia, significa dessa forma, entender o que
acontece no espaço onde se vive para além das suas condições tanto naturais ou
humanas (CALLAI, 2008). É analisando o espaço em que vive o aluno, que
facilitará a compreensão dos processos que ali ocorre e seus efeitos sobre sua
vida e da comunidade em geral. A integração do espaço real do aluno com o
espaço que queremos ensinar-lhes é não somente desejável, mas de fato possível
no dia-a-dia da escola formal, e trará com certeza benefícios a prática de
ensino de Geografia, motivando o aluno a aprender e levando-o a descobertas
progressivas do seu espaço na escola (RESENDE, 1986). O estudo do meio possui
diversos objetivos, tais como instigar o aluno a construir uma consciência
crítica, a partir do estudo e compreensão da realidade que os cercam, através
da inserção do seu cotidiano nos conteúdos que são repassados em sala de aula.
Desenvolver a percepção dos fatos que são vivenciados analisando as
consequências que acarretam em sua vida, é de suma importância, pois é através
desta que o aluno poderá entender o todo, partindo do especifico para o geral (OLIVEIRA e VIETRO, 2008).
No
dia três de junho do ano de 2015 (última quarta-feira), os alunos do 3° ano matutino
da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, juntamente com professores
Analine, Aurenita e Roseli, realizaram uma caminhada de estudos até o morro do
Filipini, que fica localizado na cidade alta do município de Capinzal.
A visita teve como principal objetivo,
observar o espaço, a paisagem, as diferentes formas de relevo e as
transformações causadas pelo homem, estabelecendo relações com o estudo dos
conteúdos que estão sendo realizado em sala de aula, além de, identificar e diferenciar
os principais elementos que compõem a área rural e a área urbana do município,
já que o local apresenta uma ampla visibilidade entra estas duas áreas... Na
oportunidade tivemos o acompanhamento da psicopedagoga Cristiane Dambrós
Filipini que foi mostrando e explicando a composição deste espaço.
A
visita foi muito significativa para a aprendizagem dos alunos que tiveram a
oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o espaço em que vivem através
da observação... Retornado para a escola, aprofundaram os conhecimentos
vivenciados através de pesquisas, produções escritas, trabalhos, discussões e
construção de maquetes consolidando a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário