SEJAM BEM-VINDOS

terça-feira, 31 de julho de 2012

ALUNA DA ESCOLA KLEINUBING VENCE CONCURSO DE REDAÇÕES

Minha Cidade antes e depois do Sistema de Tratamento de Esgoto


Há mais de sessenta anos atrás corria límpido e tranqüilo um rio por entre árvores de diversas espécies. Em sua margem viviam animais e nas suas águas peixes de todos os tamanhos. Mas aos poucos as coisas começaram a mudar ao seu redor. Chegavam famílias de colonizadores. Alemães, italianos e outras etnias vinham e construíram suas casas pertinho desse rio. Também criavam animais e praticavam a agricultura.

O Rio do Peixe, que é esse rio que conto, testemunhou a chegada do progresso, a urbanização ao seu redor. Sentiu-se até feliz por ter novos vizinhos, receber crianças para banharem-se em suas águas e pescadores em busca de alimento. Avistava o surgimento de diversas construções: casas, armazéns e uma igreja em estilo Greco-Romano maravilhosa. Viu nascer uma cidade que batizaram com o nome de Capinzal.

Os anos passaram o rio ainda continuava a correr em seu leito, porém percebia mudanças não tão agradáveis a sua volta. Sumiam as árvores que antes cresciam a sua margem, sentia o cheiro da fumaça dos automóveis e notou que suas águas escureciam ao receber resíduos mal-cheirosos que vinham das casas. Estavam jogando esgoto nele.

E mais gente chegava para morar em Capinzal. Uma grande agroindústria abriu suas portas contratando muitos funcionários e dando destaque econômico a região. Mas pareciam esquecer-se daquele rio e de seus irmãos que nele desaguavam. A todo o momento, empresas e moradores lançavam nas águas os mais diversos restos químicos, fecais e outros causando forte poluição.

Rio do Peixe que tudo observava e sentia pensava consigo: é preciso que algo seja feito antes que eu tenha um fim de vez. Meus peixes se foram, minha água está escura e com mau cheiro. Ouço falar de preservação ambiental. Tomara que se lembrem de mim, levem para longe tanta sujeira, dêem um destino correto a ela. Quero ficar limpo novamente, ser cristalino e cheiroso.

Ele acordou de seus pensamentos com uma novidade que o deixaria muito satisfeito. Um passarinho veio lhe contar que as pessoas responsáveis pela administração da cidade, estavam buscando estratégias e criando um plano para tratar o esgoto que Rio do Peixe e outros locais indevidos recebiam. Toda a população começaria a ser beneficiada com mais saúde, sem os riscos do esgoto a céu aberto. Sua água consumida nas casas estaria bem mais pura e fácil de tratar.

Como está feliz com essa notícia nosso companheiro rio. Nada mais inteligente do que o desenvolvimento sustentável, o progresso com preservação ambiental. Capinzal será ainda melhor pra se viver e o Rio do Peixe sente-se muito orgulhoso de passar por aqui e banhar essas terras.

Aluna: Layza Daniela de Sá
6º ano
 
PARABÉNS LAYZA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário