A leitura precisa estar muito presente na vida da criança para que possa desempenhar papel cada vez mais importante no seu desenvolvimento, não só na vida escolar mas, também, na vida fora da escola.
Para que a leitura se desenvolva é necessário que haja a interação da criança com leitores maduros que, leiam com ela e para ela, possibilitem a familiarização deste com a atividade da leitura envolvendo-se e desenvolvendo-se nela. (Histórias e histórias: guia do usuário do PNBE 99)
E com o firme objetivo de desenvolver a leitura e buscar a formação do leitor é que, durante todo o ano, a escola vem realizando atividades voltadas ao seu incentivo.
Uma destas atividades é o Projeto "QUERO LER MAIS", onde alunos do 3º ano à 8ª série, ao emprestar o livro na bilbioteca, recebem também uma atividade sobre a obra escolhida. Ao final de cada bimentre as atividades são contadas e uma pequena premiação é feita ao aluno que mais leu.
Para participar deste projeto se inscreveram na biblioteca da escola 251 alunos, os quais receberam uma carteirinha de leitor e as regras.
Este projeto movimentou muito a biblioteca da escola chegando a emprestar 1249 livros no 2º bimestre letivo sem contar aqueles emprestados nas aulas de leitura e a alunos que não participavam do concurso.
Buscando incentivar a leitura também aos mais pequenos, a escola oportunizou os alunos da Educação Infantil o empréstimo de livros para lerem em casa junto com a família. Os pequenos escolhem o livro e o levam com todo cuidado e carinho dentro de uma sacola da biblioteca.
Neste ano, ainda foi dada a continuidade a "PARADA DA LEITURA" que acontece semanalmente, a FEIRA DO LIVRO e o conto de histórias por alunos caracterizados de personagens infantis.